HISTÓRIA


UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL - Decreto Legislativo de nº 005/2007
UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL - Lei nº 16.209 de 30 de novembro de 2017

Uma das primeiras companhias de teatro do interior Pernambucano, é pioneira no Agreste Setentrional, foi criada em 31 de outubro de 1987, e passa a existir oficialmente através de Documentação, no dia 22 de Setembro de 1988, na cidade de Limoeiro. Sua origem é ligada ao movimento estudantil. A formação se deu logo após a realização da Oficina de formação de atores e técnicos ‘Vamos Brincar de Fazer Teatro’, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Cidade de Limoeiro, daquele período.

A LIONARTE é um dos grupos de teatro mais importante, não só para Limoeiro, mas para toda região, sendo filiada a FETEAPE- FEDERAÇÃO DE TEATRO DE PERNAMBUCO, e atualmente com representatividade na Diretoria Regional da Instituição. A companhia participa de vários festivais e fóruns, dentro e fora do seu estado de origem. Montando não só espetáculos de teatro, mas promovendo também eventos de cunho sociocultural, eventos como Saraus, Intervenções, Festival de Teatro, Festival de Verão, Encontros de Políticas Culturais, Campanhas de Solidariedade, Lançamento de Livros, Oficinas de Formação Cênica, além de desenvolver ações ligadas aos segmentos de Cultura Popular, Dança, Música e Capoeira, entre tantas outras atividades onde a companhia se faz presente.

Anualmente, a Companhia de Eventos Lionarte, possui uma série de projetos que são desenvolvidos, como é o caso do FESTEL- FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO, que vem estimular a formação de plateia e incentivar o intercâmbio o entre grupos, que realizou em 2021 sua 18ª edição; a CAMINHADA NATALINA – o Auto Natalino Itinerante, com 33 anos de encenação anual, promove uma reflexão social, e possuindo um formato único dentro país, de acordo com um FETEAPE - Federação de Teatro de Pernambuco, um projeto que antecede a história do próprio grupo. Desenvolve periodicamente, alguns projetos, como a Oficinas de Iniciação Teatral e Formação - VAMOS BRINCAR DE FAZER TEATRO, realizado normalmente a cada triênio, sendo observado sempre a necessidade da cidade em que está sediada. Em 2020, em meio a pandemia, desenvolveu o projeto ‘Lionarte em Casa’, realizado virtualmente; em 2021, implantou o projeto ‘Teatro em Cena’, atendendo diretamente um grupo de jovens, e retomando as atividades em sua sede. Fazendo assim uma fusão entre o ator, a cena e a plateia. Em 2022 realizou mais uma do projeto ‘Lionarte Aldeia Cultural’ com Roda de Diálogos, Leitura Dramatizada, Apresentações de Cultura Popular e uma Caminhada Temática, para celebrara o mês da Consciência Negra.

No grupo, os integrantes se dividem e se somam nas diversas funções e contam com a participação de convidados. São mais de três décadas de muito esforço e dedicação, que resultam em grandes conquistas, recebendo diversos prêmios de destaque teatral, a nível local e nacional. Participando de inúmeros festivais, como:
    • Festival Nacional de Arcoverde/PE - 1993;
    • Festival de Teatro de Serra Talhada/PE - 1995;
    • Festival de Teatro de Guaramiranga/CE - 1995;
    • Festival de Teatro de Timbaúba/PE - 1995;
    • Todos Verão Teatro – Recife/PE - 1995/2001/2005/2008/2015;
    • Festival de Teatro de Petrolina/PE - 1997;
    • Festival de Teatro de Vitória de Santo Antão/PE - 2006;
    • Festival de Teatro de Surubim/PE - 2006;
    • 14º Janeiro de Grandes Espetáculos/PE – 2008;
    • 1º Festcom- Festival de Teatro de Comédia/PE -2008;
    • Festival Nacional de Teatro Macapá/AP – 2008;
    • 10ª Festas das Dalias/PE- 2009;
    • IIIª Mostra SESC de Teatro Estudantil de Surubim/PE – 2009;
    • 3ª Mostra Capiba de Teatro/PE - 2009;
    • Iª e IIº Mostra SESC de Teatro São Lourenço da Mata- PE - 2010 e 2011;
    • Festival Nacional de Teatro Tuparetama/PE – 2010;
    • 1ª Bienal Nacional do Teatro Potiguá/RN – 2010;
    • Projeto Teatro no Sítio da Trindade/PE – 2011;
    • Festival Haverá Teatro? Vitória de Santo Antão/PE – 2014;
    • II Ciclo de Leituras Dramatizadas - Recife/PE – 2017;
    • 10º Festival de Teatro de Igarassu/PE – 2019;
    • 2º Festival Canavial de Artes Cênicas – 2021;
    • II Festival do Balacobaco, Arcoverde/PE – 2022
    • 29º Janeiro de Grandes Espetáculos, Recife/PE – 2023

Em 2020, a Cia. de Eventos Lionarte completou 32 anos de atividades teatrais interruptas. Sem fórmulas e sem métodos definidos, a companhia sempre pautou sua prática por um teatro de grupo, numa linguagem de trabalho que é a junção entre o erudito e o popular. Desenvolvendo um teatro de formação, buscando sempre as raízes do teatro, através de estudos e capacitações.

O currículo de espetáculo da companhia é formado por uma enorme diversidade, indo desde o popular, passando pelo político, ecológico, religioso e histórico. São 02 Saraus, 15 espetáculos encenados, e alguns até remontados, tudo misturado num enorme caldeirão cultural. Ainda no seu período de formação e conclusão de oficina, os integrantes da oficina se dividiram em duas equipes, onde foram montados dois trabalhos: um sendo o espetáculo para palco “Liberdade” de Ivana Moura, e o outro sendo o espetáculo "O Aniversário da Princesa Papelote" de Maria Mazzetti, e que foi adaptado para o formato de fantoche.

Em 1988, já formada, a Cia. de Eventos de Lionarte montou oficialmente sua Primeira PEÇA:
    1988 - O Rico avarento - de Ariano Suassuna;
    1989 - A Farsa do Mestre Pathelin – Autor desconhecido (Idade Média);
    1990 - TEADAMU - de Maria José Barros e Elizabeth Fonseca;
    1990 - Em Boca Fechada não Entra Mosquito - de Ariano Suassuna;
    1991 - Pernambucar – Colagem de Diversos Autores populares;
    1991 - Sarau: Exaltação ao Deus Dionísio, de Fernando Peixoto;
    1991 - Sarau: A Maldição do Punhal, de Didha Pereira;
    1992 - Missa de Sétimo Dia;
    1993 - Amar se aprende Amando - de Hilton Carlos de Araújo, Direção de Fábio André;
    1994 - Solte o Boi na Rua - de Vital Santos;
    1994 - Tudo outra vez, colagem dos sete trabalhos montados, Direção de Fábio André;
    1997 - O Cálice do Tempo - de Paulo Neto;
    2000 - A Farsa do Poder - de Racine Santos;
    2003 - O Auto da Estrela Divina - Adaptação de Fábio Avelino e Radaméis Moura;
    2008 - QUIXOTINADAS - Cruzaventuras Sertanholas, de Silvio Roberto de Oliveira;
    2010 - A Princesa e o Rio das Capivaras - de Maciel Alves;
    2014 – Andança Popular – de Waldésio Melo;
    2019 – E, Antes de Tudo, seria o fim – da Obra “Interiores” de Edinaldo Ribeiro com outros
Fragmentos textuais extraídos das obras: “Vacatussa Vol. 3” e “Recital Mata Norte 2 - Andanças Literárias”.

Ao longo dos anos a Companhia de Eventos Lionarte visando a realização de projetos na cidade de Limoeiro e região, firma parceria com diversos grupos, como: Tropa do Balacobaco (Arcoverde/PE), Grupo Ponto de Partida (Barbacena-MG, atráves do Programa Cultural Vivo EnCena), Grupo Magiluth (Recife/PE), Companhia Fiandeiros (Recife/PE), Caravana do Palhaço Xililique (Limoeiro/PE), Centro de Criação Galpão das Artes (Limoeiro/PE), Grupo Manjericão (RS), além de outros. Em parceria com a Quarta Parede Cia. de Teatro (Limoeiro/PE) montou o espetáculo "Como Salvar um Casamento" de Bruno Motta e Daniel Alves, Pirilampos Produções e Entretenimento (Vitória de Santo Antão/PE) e com a APACEPE, na realização do 28º Janeiro de Grandes Espetáculos, em Limoeiro.

Em 2009, a Cia. Lionarte passou a ter sua história gravada em um dos Livros que integram a História do Teatro Brasileiro, a série “Memórias da Cena Pernambucana - 4º volume”. No ano de 2014, no Livro “Janeiro de Grandes Espetáculos – Origens e Perspectivas- 2º Edição Revista e Ampliada”; já em 2015, integra também o Livro “Panorama do Teatro para Crianças em Pernambuco” e em 2016 passou a estar presente também no Livro “Longa Jornada de Teatro de Rua Brasil Afora, do Porto-Alegrense, Márcio Silveira; em 2021, o livro “Caminhada Natalina- Coletânia de Textos”, da Atriz e Produtora, Rosângela Maria, pública textos do acervo do Auto Natalino Itinerante.

Sempre buscando a integração de linguagens e estimulando a produção cultura de Limoeiro e região, atualmente encontra-se, através da parceria firmada com o produtor recifense Rômulo do Amaral, fazendo a produção local do filme “Bom Balão” que será rodado no município, através de um projeto que conta a Lei de Incentivo a Cultura, do Governo Federal, com estreia prevista para o segundo semestre de 2023.

Desde 2013 desenvolve as atividades em sua sede, o Espaço Cultural Lionarte, localizado no Ponto Certo. E conta com apoio de empresários, empresas e amigos, para manter as atividades. O local é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação teatral e cultural. Situado no prédio de um antigo moinho, o Espaço Lionarte, é composto por duas salas administrativas, uma área de leitura e auditório para ensaios e reuniões, que homenageia o ator e diretor Zácaras Garcia. E possui os mesmos princípios que norteiam o trabalho da Cia. de Eventos Lionarte.