por Luiz Pereira Neto

Uma iniciativa conjunta para impulsionar a cultura local resultou em sucesso neste último fim de semana em Limoeiro. A oficina "Cultura Viva - Como se Tornar um Ponto de Cultura" capacitou diversos representantes do setor cultural da cidade e da região, ensinando-os a acessar as políticas públicas do Programa Cultura Viva. O evento, aconteceu nos dias 19 e 20 de julho de 2025, e foi realizado no espaço Plataforma Itinerante.

Ministrada pelo Agente Territorial de Cultura Marcos Antônio Mendes, a oficina teve como objetivo desmistificar o processo de inscrição na plataforma nacional do Cultura Viva. O público, formado por participantes de diversas áreas como artes cênicas, hip hop, patrimônio e cultura popular, aprendeu os caminhos para fortalecer, visibilizar e impulsionar suas expressões culturais.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Turismo, Patrimônio Histórico e Lazer, da Plataforma Itinerante e da Companhia de Eventos Lionarte, estes últimos, instituições já certificadas pelo MinC, como ponto de Cultura Nacional. Essas parcerias reforçam o compromisso em desenvolver políticas públicas que garantam a manutenção e o fortalecimento das tradições e instituições culturais da região. De acordo com Marcos Antônio, o apoio aos Pontos de Cultura é essencial não só para preservar a identidade local, mas também para impulsionar o turismo, e preservar a cadeia patrimonial em Limoeiro.

A presença do Comitê de Cultura de Pernambuco e do Ministério da Cultura do Governo Federal, somada ao empenho do agente territorial realizador e dos parceiros, demonstrou o potencial da união para promover a cultura. A oficina foi um passo importante na capacitação de artistas e grupos para acessarem recursos e darem ainda mais visibilidade ao que a região tem de melhor.

O lema "Agente é da Cultura, A Cultura é da Gente!" ressoou entre os participantes, que agora estão mais preparados para construir um futuro vibrante para a cultura de Limoeiro.