por Luiz Pereira Neto

A partir deste final de semana, o município de Limoeiro, no agreste pernambucano, será palco de mais uma edição do FESTEL – Festival de Teatro de Limoeiro, que este ano, homenageia o ator, palhaço e dançarino Limoeirense Geyson Luiz. Toda programação é gratuita, e o festival busca estimular o fazer teatral a partir do processo de aprendizagem, e com isso conta com a Mostra Estudantil Competitiva, que tem a finalidade de revelar novos talentos e estimular o fazer teatro nos educandários e oficina de formação cênica. Além disso, conta com a Mostra Nacional Paralela, que promove o escoamento da produção de grupos e companhias de teatro, de Pernambuco, de outros estados da federação e trabalhos internacionais. Ao todo, serão 20 espetáculos que integram a programação.
De 23 a 30 de novembro, ao longo dos oito dias, o festival vai passar por diversos espaços através de sua programação descentralizada, o Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, a Praça da Bandeira, o Instituto Mandacaru e o Espaço Cultural Lionarte, serão palco para espetáculos e debates. Na sede do grupo, o Espaço Cultural Lionarte, estarão sendo realizados palestras, rodas de conversa e a exibição das exposições fotográficas “Olhares” do Fotógrafo Limoeirense Wilker Mattos e a exposição “33 anos de emoção em cena” da atriz e produtora Cláudia Correia. O FESTEL é realizado pela Companhia de Eventos Lionarte, desde 1997. 

Ao longo de uma semana irão passar pelo festival espetáculos como: “A Dama da Noite” da Pane Produções Artísticas, “Formigas Bebem Absinto no Armazém do Caos” da Cia. Oxente de Atividades Culturais de João Pessoa/PB, “Oroboro” da Universidade Federal de Pernambuco, “Você precisa saber de mim” da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, “Vozes Negras” da EREM Jandira de Andrade Lima, “Edu & Cação - 10 anos depois” do Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas/BA, “O Auto da Barca do Inferno” da turma de Teatro da Terceira Idade do SESC Ler Goiana e o espetáculo “Kaxudo: A Cabaça Sagrada de Houegbadja” da Companhia Toffodji de Benim/África.

Para a realização de mais uma edição a Companhia de Eventos Lionarte conta com o Apoio institucional do SATED/PE e da FETEAPE, o Incentivo Cultural da Prefeitura de Limoeiro, o apoio da Casa Primor, Queiroz e Silva Escritório de Contabilidade, Vereador Professor Marcos Sérgio, Dona Filó Malhas, Arco Iris Festas, Chico Produções e conta com a parceria da Plataforma Itinerante, da Caravana do Palhaço Xililique e do Instituto Mandacaru.