Rodas de conversa, apresentações culturais e jantar festivo, compuseram a vasta programação.
 
por Luiz Pereira Neto

Na região da Mata Sul de Pernambuco, o município de São Benedito do Sul, conhecido como ‘Terra das águas sagradas’ se destaca pela forte efervescência cultural que ultrapassa o território urbano, emergindo no distrito de Igarapeba, indo além, sendo referência para todas as cidades circunvizinhas.
 
Na última sexta-feira (12), um momento festivo marcou a inauguração da nova sede do Fórum Permanente de Cultura SBS Engenho de Arte, ladeado por artista, autoridades e com uma programação cultural, o presidente do grupo Didha Pereira, ator, diretor dramaturgo e Doutor em Ciências da Educação, ressaltou a importância do momento e do novo equipamento cultural, para São Benedito do Sul e sobretudo para os artistas e para cultura no interior de Pernambuco.


Estiveram presentes na ocasião artistas e grupos de vários municípios como Recife, Camaragibe, Serra Talhada e Paulista, bem como também representantes da FETEAPE – Federação de Teatro de Pernambuco, a qual o grupo é filiado. Um outro nome que marcou presença foi o Coordenador do Escritório do MinC/PE Anildomá Willans, que coordenou uma roda de diálogo e debates sobre Sistema Nacional de Cultura e o Plano Anual de Aplicação dos Recursos da PNAB, além de outras pautas. Diante dos presentes, também houve o lançamento do protótipo do troféu “Palma de Ouro” que será oferecido aos vencedores do V FESTERAGUAS, numa alusão simbólica às bodas de ouro do seu realizador.
 
Para além de uma celebração artística, o momento celebrou as bodas de ouro de um casal de referência nas artes cênicas e da cultura de Pernambuco, Carmelita e Didha Pereira, que celebram seus cinquenta anos de união, renovando os votos que realizaram em seu casamento, casal que é um dos seus fundadores e idealizados deste espaço mágico que visa fomentar a cultura na mata sul de Pernambuco.


O novo espaço, esta localizado na Rua do Campo, estando de portas abertas não só para impulsionar e fortalecer o movimento cultural de São Benedito do Sul, mas, para garantir a formação de novos artistas, através do desenvolvimento de ações formativas e proporcionar e fortalecer todas as linguagens culturais estimulando o intercâmbio entre grupos de diversas regiões.